sexta-feira, 24 de março de 2017

Entidades Filantrópicas e a Reforma da Previdência


Entidades Filantrópicas e a Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência tem gerado polêmica em todos os setores. O relator da Comissão de Reforma da Previdência, já noticiou na imprensa que vai propor o fim da isenção dada às entidades filantrópicas, pois, segundo ele, essa isenção representa uma perda anual de R$ 12 bilhões aos cofres públicos e, em muitos casos, favorece entidades com interesses políticos que não trazem benefícios significativos à sociedade.

Entretanto, uma recente pesquisa do FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas aponta o contrário. A Pesquisa mostra a importância das Filantrópicas, que hoje são mais de nove mil organizações no país, para a Sociedade nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

A Pesquisa foi realizada pela Dom Strategy, uma das maiores empresas de Pesquisa, que atende, além de grandes empresas, o BNDES, sendo, os dados, retirados dos Ministérios e da Receita Federal e, portanto, dados oficiais e demonstra claramente a contrapartida dada pelas filantrópicas às imunidades recebidas. No gráfico abaixo divulgado é possível verificar, em dados, que retorna para a sociedade 5,92 vezes mais do que é dado de isenção, não sendo crível, portanto, acreditar que seja, a imunidade das filantrópicas devam ser o foco para se conter o “rombo” noticiado.

É importante lembrar, também, que as Filantrópicas precisam apresentar relatórios periódicos dos atendimentos aos três ministérios comprovando o retorno dessa isenção. 

Assim, no futuro, caso o fim da isenção seja uma realidade, quem perderá será a sociedade, pois as filantrópicas deixarão de dar o atendimento prestado na forma de bolsas de estudo, atendimento médico-hospitalar pelo SUS, entre outros benefícios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário