quinta-feira, 23 de junho de 2016

Estagnação na economia estimula abertura de novos negócios

Estagnação na economia estimula abertura de novos negócios
Especialistas indicam caminhos para ter êxito na criação de empresas



Mesmo com a recessão econômica, no último ano foram criadas quase duas milhões de novas empresas no Brasil, de acordo com a Serasa Experian. O número de 1.963.952 representa aumento de 5,3% comparado com os novos empreendimentos registrados em 2014 (1.865.183), motivado pelo surgimento de novos microempreendedores individuais (MEIs) tanto pelos incentivos fiscais e menor burocracia como pela perda de postos de trabalho. Mas a dúvida que pairam aos novos empreendedores é de que profissionais se cercar para ter êxito no novo negócio? De acordo com especialistas, a primeira necessidade é de um contador para formalizar toda a documentação. Em segundo caso, um profissional da área jurídica vai dispor de informações precisas para assessorar o novo empreendedor. “Apesar de muitos considerarem a contratação de um advogado apenas quando acontecem problemas, orientamos que o profissional vai ser essencial para fazer uma análise do negócio, um planejamento de toda a documentação e fornecer informações para conduzir juridicamente de forma correta a empresa”, explica a advogada do escritório Andréia Dota Vieira, Ana Paula De Luca.

Para a escolha de um profissional jurídico de confiança, Ana Paula sugere que o advogado tenha experiência e qualificações no segmento da empresa. “O ideal é que o escritório já trabalhe ou atue com companhias do mesmo porte”, afirma.

Conheça seis dicas importantes de especialistas:

1)      Todo início de negócio gera muitas despesas. Esclareça pelo que exatamente o vai ser cobrado pelo advogado. Profissionais podem querer cobrar por qualquer comunicação ao cliente, inclusive telefonemas.

2)      Combinem valor e frequência dos pagamentos

3)      Observe se os profissionais já sofreram sanções disciplinares pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

4)      Apresente todo o negócio ao advogado. O profissional precisa conhecer os produtos ou serviços oferecidos, o site, como será o contato com o cliente, etc.

5)      Direito do Consumidor: para evitar dor de cabeça com processos, o advogado deve fazer com que o negócio não induza o empresário ao erro e deixar a empresa alinhada com o Código de Defesa do Consumidor.

6)      Contratos: o jurista vai exteriorizar as obrigações e responsabilidades entre as partes, para que se evite riscos no futuro.





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