sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Empreendimento em Içara tem conta de água aumentada em mais de 900%

Empreendimento em Içara tem conta de água aumentada em mais de 900%
Cobrança da taxa só foi diminuída depois de ação judicial de urgência

Edifício Vitória
Com quinze lojas localizadas no térreo do Edifício Vitória, no centro de Içara, conta com um consumo efetivo de água no montante de menos de 10 metros cúbico por mês. Todavia, em virtude da adoção do regime de economias na cobrança da fatura de água, a CASAN realiza a cobrança de 10 m³ para cada uma das salas, que contam com um só hidrômetro, resultando numa tarifação mensal de 150 m³, no valor de mais de R$ 800,00, mesmo sem utilizar o líquido. Ou seja, apesar de um consumo médio de 10 m³, são cobrados 150 m³. Esse aumento de mais de 900% trouxe prejuízos e prejudicou o dia a dia dos empresários e proprietários dos imóveis. “Todos ficaram indignados”, relembra o então síndico Kleber Santos.

Entretanto, decisão da última semana do Tribunal de Justiça de Santa Catarina exigiu que o órgão municipal de água e esgoto faça a cobrança da taxa de água nas salas do Edifício Vitória pelo consumo real. “Beneficiou os inquilinos e proprietários porque as 15 salas não consomem nem 10.000 litros de água por mês. É mais uma vitória para o nosso condomínio depois de lutar por meses pela entrega do edifício que não havia sido terminado por uma construtora da região”, enaltece Santos.

Na ação do Edifício Vitória, uma tutela de urgência protocolada por um advogado permitiu reavaliar os valores cobrados. “A Casan e concessionárias como a Samae fazem a cobrança de água por regime de economias, ou seja, é multiplicado o número de unidades individuais das salas de um prédio pela taxa mínima de 10m³. Assim, em prédios com salas com consumo baixíssimo, menor de 10 m³, ou que contam com várias unidades mas somente um hidrômetro, por vezes, há o pagamento de valores muito maiores do que o consumo real”, resume o responsável pela ação, advogado Dmitry Rzatki.


Da sentença ainda cabe recurso e é válida apenas para os imóveis comerciais do edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário