segunda-feira, 24 de abril de 2017

Mesmo com recessão, número de startups cresce em todo país

Mesmo com recessão, número de startups cresce em todo país
Juristas sugerem medidas preventivas para novos empreendedores


Segundo estudo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de startups ou empresas de tecnologia com pequena ou nenhuma experiência de mercado no Brasil cresceu mais de 30% em 2015. Exemplos como o Nubank, que oferece cartão de crédito sem anuidade, ou a Cielo são apenas alguns casos de sucesso das mais de quatro mil empresas iniciantes. Entretanto, assim como qualquer negócio “tradicional”, as operações oferecem riscos.

De acordo com o Bacharel em Direito, Pedro Abreu, os cuidados começam já na elaboração do negócio. “O empreendedor necessita conhecer bem a sua empresa e as Leis de Inovação que incidem sobre ela. É importante esclarecer parceiros e outros sócios sobre os direitos patrimoniais da inovação”, explica.

Outra orientação é baseada nos contratos. Cláusulas e cessão de direitos de exploração devem ser bem redigidas. “Nossa indicação é contar com bons profissionais especializados em Direito e Tecnologia da Informação. Podem ocorrer problemas inclusive ao ceder direitos de explorar determinado serviço por terceiros”, recomenda.

Ainda para Abreu, as empresas com pouca ou nenhuma experiência no mercado podem planejar um futuro ainda mais promissor. “É importante que mesmo ainda no início, o empresário possa se precaver e antecipar às possíveis demandas de um negócio em ascensão. A advocacia preventiva tem um investimento infinitamente menor do que a contenciosa”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário